Apresentação
O Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pretende cobrir importante lacuna, no Brasil, na formação de profissionais e na produção de saberes de alta qualidade, com foco na principal instituição de conhecimento contemporânea.
Com desenho de base interdisciplinar, o programa enfatiza o papel decisivo da Universidade no desenvolvimento das sociedades, seu impacto nos domínios econômico, social, artístico, tecnológico e cultural e seu potencial em constituir importante fator do progresso da educação no seu conjunto.
Área de Concentração: Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade
Ementa: Estudos da relação, interação e transformação da Universidade na formação social, da produção cultural, artística, científica e tecnológica que resulta de suas atividades, em articulação com movimentos sociais, o desenvolvimento do país e as políticas voltadas para a educação pública de forma geral. Os aspectos históricos, conceituais, culturais, arquitetônicos, ambientais, de qualidade de vida e saúde, de gestão, inovação, acesso, permanência, convivência e práticas educativas universitárias. Mudanças vividas pela instituição, relativas à internacionalização, globalização e interiorização da educação superior e paradigmas de formação universitária na sociedade do conhecimento. Os novos cenários, marcados pela diversidade étnica, de gênero, de origem sociocultural e de orientação sexual de seus públicos, são também contemplados.
OBJETIVOS
1. Formar, numa perspectiva interdisciplinar, docentes, pesquisadores e profissionais capazes de pensar ações, estratégias, programas e políticas para as universidades;
2. Desenvolver núcleos de pesquisa sobre temas relacionados à educação superior, articulados interinstitucionalmente, visando incrementar a produção científica, tecnológica, cultural e artística e comprometendo-se com sua ampla comunicação;
3. Articular o ensino de graduação com a produção de conhecimento e criação, promovendo ainda atividades de pesquisa vinculadas a atividades de extensão universitária e formação docente para a educação superior;
4. Contribuir para a elevação da qualidade geral da formação universitária e extrauniversitária na sociedade brasileira contemporânea.
Coordenação: Prof. Marcelo Dourado e Profª Renata Véras
Servidora Técnico-Administrativa em Educação: Pérola Dourado
Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa I
MOVIMENTOS SOCIAIS, POLÍTICAS PÚBLICAS, DESENVOLVIMENTO NACIONAL E UNIVERSIDADE
Ementa: Estudos sobre políticas públicas para a educação superior, seu processo de elaboração, planejamento estratégico, gestão e avaliação. Aborda história, avaliação e impactos dos resultados da ampliação do acesso e garantia de permanência a segmentos excluídos (mulheres, trabalhadores, indígenas, afrodescendentes). Aspectos da convivência e valorização das novas culturas trazidas para a Universidade por estes setores e características de sua socialização e aprendizado. Avalia a natureza das ações extensionistas empreendidas, o compromisso da Universidade com a melhoria da qualificação profissional e condições de trabalho e vida dos docentes e alunos da educação básica e amplia pontos de articulação entre esses sistemas de ensino. Aborda os impactos da regionalização da educação superior no desenvolvimento econômico, avalia a produção científica e tecnológica nos cursos de graduação e pós-graduação, investiga como esta produção é selecionada, organizada e compartilhada e sua inter-relação com o desenvolvimento tecnológico e a difusão do conhecimento. Ocupa-se das transformações da educação e pesquisa universitárias na era digital, do desenvolvimento de políticas de gestão, preservação e acesso à informação científica e tecnológica e da inovação em instituições de conhecimento articulada aos diferentes setores da economia.
Linha de Pesquisa II
QUALIDADE DE VIDA E PROMOÇÃO DA SAÚDE NA UNIVERSIDADE
Ementa: Estudos voltados para a descrição dos modos de vida adotados pela comunidade universitária e suas dimensões ambientais e psicossociais, articulados à compreensão da qualidade de vida deles resultam. Explora aspectos da cultura e subjetividade, no interior da vida universitária, de diferentes grupos de jovens e adultos: docentes, gestores, estudantes e pessoal técnico-administrativo. Os estudos sobre qualidade de vida incluem aspectos ecológicos relacionados à qualidade do meio ambiente dos campi, de sustentatibilidade da ocupação humana dos espaços, lugares e ambientes universitários. Trabalhos reunidos sobre os conceitos de saúde, doença e cuidado que operam no mundo universitário, incorporando planejamento, execução e avaliação de estudos sobre a situação da saúde, nutrição, moradia e políticas de promoção da saúde específicas para o ambiente universitário, com foco em grupos específicos considerando questões de gênero, orientação sexual, renda e ethos.
Linha de Pesquisa III
GESTÃO, FORMAÇÃO E UNIVERSIDADE
Ementa: Projetos que priorizam aspectos relativos à governança universitária, envolvendo pessoal, financiamento e custos, planejamento, administração, avaliação, tecnologias de apoio e planificação de campi sustentáveis. Estudos que sistematizem práticas bem sucedidas de inovação na formação universitária, aspectos relativos à legislação específica para a educação superior, pesquisa comparada nessa área e geração de conhecimento especialmente no ensino de graduação. Alguns outros focos dessa linha são: relação entre Estado e a Universidade; mecanismos de apoio para a educação superior; transparência e relacionamento com a sociedade civil; acreditação e sistemas de avaliação de qualidade; economia da educação superior; reforma, reestruturação, diversificação e permeabilidade do sistema de educação superior brasileiro; desenvolvimento inovadores de currículos de cursos; estratégias para a formação e melhoria do desempenho docente na educação superior; inovação no âmbito das epistemo-metodologias, práticas pedagógicas e avaliação acadêmica; tendências e transformações na educação universitária no mundo; formulação de conceitos e estratégias para o desenvolvimento da educação universitária; validação e reconhecimento de conhecimentos acadêmicos e extra-acadêmicos; mobilidade acadêmica e internacionalização na formação universitária.
Linha de Pesquisa IV
CULTURA E BASES HISTÓRICAS E CONCEITUAIS DA UNIVERSIDADE
Ementa: Estudos que contemplem a apresentação, sistematização e crítica das grandes linhas de elaboração teórico-conceituais sobre educação superior e sua ancoragem filosófica e histórica, no Brasil e no mundo. Aproximação de epistemologias condizentes com a relevância social da formação universitária e o debate relativo à sua autonomia e percurso de desenvolvimento da educação superior. Emergência da atividade de pesquisa relacionada ao ensino e modelos de universidades contemporâneas. Exame da relação entre Universidade e cultura no mundo, no Brasil e na Bahia em seus aspectos humanísticos, científicos e artísticos, destacando políticas e movimentos culturais na/da Universidade e desafios enfrentados pela instituição nesse campo. Estudos sobre teoria do conhecimento e das ciências da cultura e da sociedade e os processos de construção do conhecimento e de criação na Universidade; internacionalização e globalização da educação superior; transformações da educação universitária na sociedade do conhecimento; saberes universitários e saberes não-hegemônicos; interfaces Universidade e diversidade cultural; Universidade e formação cultural; políticas culturais para as Universidades; Universidade e movimentos culturais de diferentes segmentos sociais.